domingo, 7 de junho de 2015

Como eram feitos os antigos gráficos de jogos

Em 1994 a Nintendo lançou um jogo que deixou todos de boca aberta, muitos se perguntavam se aqueles gráficos bem realísticos e coloridos estava mesmo rodando em um SNES, o game pegou a todos de surpresa, esse jogo foi Donkey Kong Country, com seus excelentes gráficos e sons cristalinos rodando nativamente do SNES sem ajuda de chips ou add-nos, foi certamente um tiro no escuro da Rare, produtora do jogo, e ela ainda acertou em cheio no alvo, o game veio a vender 8 milhões de copias e ajudou o SNES a se sobressair perante seus concorrentes, alem disso fez o SNES ficar bem popular nos primeiros anos dos mais avançados consoles de 32 bits e o fez segurar as pontas ate a chegada do N64.


Cenarios Pré-Renderizados
É ate um pouco difícil explicar como foram feitos os gráficos de DKC, primeiramente o cenário do jogo é pre-renderizado, ou seja ele foi feito primeiramente no computador e depois passado para o jogo em uma forma estática, isso poupa processador e memória no jogo, já que o hardware não vai ter que processar polígonos e sim apenas um foto estática, pré -renderização é como se fosse o fundo verde dos games, em DKC poderosos PCs foram usados para construir cada parte do cenário, seja folhas, arvores, céu, chão... , mas eles não passaram isso tudo para o hardware do SNES e sim apenas uma imagem estática disso tudo, (ate porque o SNES nem conseguiria processar todo o cenários), com a imagem estática no fundo, agora é apenas botar itens e personagens.

Cenários pré-renderizados não são mais usados hoje em dia, ate porque os consoles atuais são bem poderosos e podem fazer cenários em tempo real, essa técnica foi muito usada na geração PSX/N64/Saturn, pois os polígonos da época ainda eram muito quadrados, e a técnica possibilitava dar um maior realismo ao cenários, mas o preço por isso é que era apenas um imagem parada e não podia ter uma visão tridimensional dela.

Por: João Victor
Empreendedorismo

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