coisas que você não sabia sobre Hitler
1. Queria ser pintor
Esqueça o megalomaníaco. Na juventude, Hitler era apaixonado por arte, interessando em pintura e arquitetura. Determinado a se tornar um artista, Hitler chegou a discutir severamente com seu pai, o que ele relata no seu livro Mein Kampf (Minha Luta). Aos 19 anos, após a morte dos pais, ele parte para Viena, na Áustria, para tentar entrar na Academia de Belas-Artes de Viena. Acabou sendo rejeitado duas vezes, e por vários anos viveu sem emprego fixo na cidade, sustentando-se com o dinheiro que fazia vendendo postais e pinturas simples. Acha que ele tem talento? Olha só algumas de suas pinturas:
A paixão de Hitler pela arte fez com que ele comprasse e confiscasse um enorme número de obras. As obras saqueadas eram escondidas nos lugares mais absurdos, como minas de sal. A intenção do Führerera montar, no futuro, um grande centro cultural em Linz, Áustria, sua cidade natal. Ele também era obcecado pela arte e arquitetura greco-romanas, na qual buscava inspiração para desenhar e remontar a Berlim que pretendia construir no futuro, quando tivesse conquistado a Europa.
2) Na adolescência, se apaixonou por uma judia
Você não leu errado. Durante sua adolescência em Linz, Hitler se apaixonou perdidamente por uma moça chamada Stefanie Isak, de origem judia. Quem conta a história é o amigo do então jovem Adolf, August Kubizek, que acompanhou todo o desenrolar do amor que durou cerca de quatro anos. Em um livro que publicou dez anos após a morte de Hitler, Kubizek diz que ele jamais comunicou à moça o que sentia. Além disso, surpreendentemente, ela ser judia não era um problema para Hitler àquela época.
Depois de um tempo de paixão reprimida, Hitler disse ao amigo que planejava sequestrar Stefanie e suicidar-se com ela pulando de uma ponte no rio Danúbio. Ao invés disso, ele se mudou para Viena para tentar a carreira de pintor. Em entrevistas posteriores, Stefanie contou ter recebido uma carta sem remetente de alguém que dizia que estava indo embora para estudar na Academia de Artes, mas voltaria para casar com ela. Ela não tinha ideia de quem a tinha enviado.
Ana Luisa n2
Nenhum comentário:
Postar um comentário