- "O Diário de Anne Frank" (1959): a história da pequena Anne é conhecida e amada por todos, e o filme não fica pra trás! Dirigido por George Stevens, o longa relata os dias de confinamento da jovem de 13 anos, no sótão da loja dos bondosos Kraler e Miep, enquanto lutava para se esconder da Gestapo da Holanda.
- "Casablanca" (1942): vencedor de três Oscar, o filme, dirigido por Michael Curtiz, se passa na cidade de Casablanca, em Marrocos, no auge da Segunda Guerra. O enfoque principal do filme é a divisão entre nazismo e anti-nazismo. Em meio aos negociações entre os governos, desenrola-se um romance impossível entre Rick Blaine e Ilsa Lund, que já matinha um relacionamento com Victor Laszlo e estava tentando se refugiar na América.
- "A Lista de Schindler" (1993): o longa é produzido por Branko Lustig, um sobrevivente real de um campo de concentração, e conta a história de Oskar Schindler (Liam Nesson), um homem que mesmo fazendo parte do Partido Nazista, consegue salvar milhares de judeus. O filme é em preto e branco (mas vale a pena o esforço!) e tem uma das cenas mais famosas do cinema. Aquela que mostra uma menininha usando um casaco vermelho, sabe? Com certeza a sua professora de história já falou sobre ela. Ainda não? Pois ela vai falar.
- "A Menina Que Roubava Livros" (2014): é impossível não se apaixonar por Liesel Meminger (Sophie Nélisse) ou se encantar com a doçura de Rudy (Nico Liersch), seu melhor amigo. O clímax do filme se dá quando um judeu, filho de um amigo do pai adotivo de Liesel, pede abrigo para a família alemã.
- "A Vida é Bela" (1998): este é um daqueles filmes que nos faz refletir a forma como encaramos a vida. Guido (Roberto Benigni) e seu filho são separado da família e levados para um campo de concentração. Em meio a tanto caos, morte e sofrimento, o pai tentar usar toda a sua criatividade para não deixar o filho assustado.
- "Olga" (2004): o filme é uma das produções do cinema nacional de maior sucesso! Na trama, Camila Morgado interpreta a alemã, judia e comunista Olga Benário, que foge para Moscou, na Rússia, onde começa um treinamento militar. Lá, ela acaba sendo encarregada de acompanhar o político Luis Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil, onde liderariam a Intentona Comunista. A revolução, porém, fracassa e Olga é presa e deportada, durante o Governo Vargas, para a Alemanha Nazista, onde acaba dando a luz sua filha no Campo de Concentração de Barnimstrasse.
Por:Karol
Fonte: http://capricho.abril.com.br/vida-real/filmes-aprender-mais-2a-guerra-mundial-862663.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário