quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O que fazer com os juros altos e inflação na sua empresa?

Nos últimos meses, uma ameaça passou a rondar os negócios das pequenas e médias empresas. A inflação, que vinha subindo desde julho do ano passado, acelerou. Para contê-la, o Banco Central vem aumentando a taxa básica de juro, agora em 8,5% ao ano. Em 2010, pouco mais de 40% das famílias brasileiras tinham dívidas.

Agora, a estimativa é que, em 2014, mais de 50% delas estarão endividadas. A atividade econômica está esfriando. O significado de tudo isso: vai ficar mais difícil aumentar as receitas, sustentar a rentabilidade e preservar o caixa. Como agir? Para os empreendedores, é o momento de refazer os planos para o segundo semestre de 2013.

"Os custos estão sendo pressionados para cima e há pouco espaço para repassar os aumentos, porque os clientes estão mais endividados", diz Álvaro Guzella, sócio-diretor da consultoria Falconi. "A prioridade neste momento deve ser fortalecer o caixa e proteger o máximo possível as margens do negócio."

Nas próximas páginas, veja algumas práticas que podem ser executadas agora — como um plano de emergência — em cinco áreas fundamentais para a saúde financeira de sua empresa.
O grande risco é chegar a dezembro com a liquidez comprometida.

É hora de enxugar estoques para poder liberar capital de giro no ano passado, muitos empreendedores correram para renegociar seus empréstimos com os bancos, quando os juros atingiram um dos patamares mais baixos da história. Agora, os juros voltaram a subir.

No início de julho, a taxa básica passou de 7,25% para 8,5% ao ano. Assim, o Brasil se tornou o segundo país com o juro real mais alto do mundo, só perdendo para a China, de acordo com um ranking da consultoria MoneYou.

Por: Felipe Brunetto
Empreendedorismo
Fonte :  http://exame2.com.br/mobile/revista-exame-pme/noticias/o-que-fazer-agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário