terça-feira, 15 de setembro de 2015

Agricultura é mais antiga do que se acreditava, certifica estudo.

Uma equipe internacional de pesquisadores encontrou evidências de que a atividade agrícola surgiu há 23.000 anos, sugerindo que civilizações humanas apareceram antes disso.

Pesquisadores de Israel encontraram evidências de que a agricultura pode ter surgido há 23.000 anos e não há 12.000 anos, como se acreditava. De acordo com um estudo publicado na última semana na revista Plos One, a origem da revolução promovida pela atividade agrícola, que deu início à civilização como conhecemos, pode precisar ser recalculada. Com a agricultura surgindo mais cedo, o estabelecimento de assentamentos humanos também deve ser mais antigo do que se imaginava.
A descoberta foi feita em um assentamento na Galileia, no norte de Israel, na região conhecida como Crescente Fértil, no Oriente Médio, considerada o "Berço da Civilização". Ali, os nômades se tornaram sedentários e se estabeleceram em comunidades agrícolas. Em 1989, uma seca revelou Ohalo II, um sítio arqueológico onde viveram caçadores, pescadores e agricultores há 23.000 anos. Foi nesse lugar que o grupo interdisciplinar de arqueólogos, botânicos e ecologistas das universidades israelenses de Bar-Ilan, Haifa e Tel Aviv, em parceria com a americana Harvard, encontrou cevada e trigo cultivados de 23 000 anos. A presença dos vegetais do tipo cultivado é maior que o selvagem, de acordo com as técnicas de análise genética empregadas pelos cientistas.
Eles também encontraram grande quantidade de ervas daninhas do mesmo período, plantas que só crescem em campos cultivados pelo homem. Além disso, foram catalogadas ferramentas como foices e raspadores de sílex usados para cortar e colher cereais que, segundo estudos anteriores, só tinham sido vistas 11.000 anos depois.
"Todas as descobertas deste lugar refletem o quão sábias eram as pessoas há 23.000 anos", disse o professor Ehud Weiss, do Departamento de Estudos da Terra de Israel e Arqueologia da Universidade Bar-Ilan e um dos autores do artigo.
Tentativa de cultivo - Contudo, os pesquisadores se mostram cautelosos na hora de cravar a data do começo da agricultura e classificam a descoberta como uma "tentativa de cultivo".
"Segundo as evidências, podemos garantir que começaram a cultivar cereais, mas aparentemente não foi um evento que se prolongou no tempo e existe uma lacuna de mais de 10.000 anos de quando tudo começou do zero e até a ação bem-sucedida", definiu Weiss.
As transformações promovidas pela agricultura não mudaram apenas a sociedade, mas o planeta como um tudo, e acredita-se que tenha promovido o desenvolvimento e surgimento das propriedades e das cidades. "Ela influenciou o aparecimento de tecnologia porque o ser humano dispôs de mais tempo livre para se dedicar a outras atividades (como as intelectuais)", explicou o professor.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/agricultura-e-mais-antiga-do-que-se-acreditava-certifica-estudo

Por: Gabriela Celestino                               Nº07

Conheça o animal que pode ter sido o primeiro grande predador da Terra.

O animal que pode ter sido o primeiro grande predador do nosso planeta habitava os oceanos primitivos muito antes da existência dos dinossauros. Há 467 milhões de anos, era uma espécie de "escorpião-gigante" com 1,7 metro de comprimento e uma dezena de garras que saía da cabeça para capturar grandes invertebrados nadadores. Os fósseis do novo "monstro marinho" foram descobertos em Iowa, nos Estados Unidos, e os biólogos acreditam que ele seja a espécie mais antiga conhecida entre os euriptéridos, ordem de artrópodes extintos típica do período Paleozoico (de 540 milhões a 250 milhões de anos atrás), ancestrais dos aracnídeos modernos.
O animal foi batizado de Pentecopterus decorahensis, em homenagem a um navio de batalha da Grécia antiga chamado penteconter, que remete ao formato do corpo do bicho e a seu comportamento predatório. Ele tem uma longa cabeça protegida por um escudo, um corpo achatado, grandes membros para capturar presas e um membro traseiro em forma de remo, usado para nadar e escavar. Ainda não havia surgido o ferrão na cauda, característico dos escorpiões atuais.
"Ele é incrivelmente bizarro", disse James Lamsdell, professor da Universidade Yale e um dos autores do estudo que descreve a nova espécie, publicado esta semana no periódico científico BMC Evolutionary Biology. "Talvez o mais surpreendente seja a maneira fantástica como está preservado. O estudo mostrou uma quantidade inacreditável de detalhes, como padrões de pelos curtos nas pernas. É uma oportunidade emocionante para qualquer paleontólogo."
De caçador a caça - O Pentecopterus foi reconstituído a partir de mais de 150 fragmentos fósseis, escavados em uma camada de 27 metros de espessura de xisto argiloso, no interior de uma cratera parcialmente submersa pelo Rio Iowa, no Nordeste do Estado.
De acordo com os pesquisadores, animais como ele eram os predadores do topo da cadeia alimentar do Paleozoico. Isso foi antes de surgirem vertebrados carnívoros quando, provavelmente, esses artrópodes gigantes deixaram de ser caçadores e se tornaram grandes refeições para os novos animais.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/conheca-o-primeiro-grande-predador-da-terra

Por: Gabriela Celestino                                        Nº07

José Dirceu vira réu na Lava Jato por corrupção e lavagem.

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, aceitou denúncia do Ministério Público nesta terça-feira contra o ex-ministro José Dirceu pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. Outras 14 pessoas, entre elas o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, também vão responder criminalmente depois de todas terem sido denunciadas na 17ª fase da Lava Jato, batizada de Pixuleco - em alusão à forma como os petistas tratavam o dinheiro usado para pagar propina.
Esta é a primeira ação criminal contra Dirceu no escândalo do petrolão, mas os próprios investigadores não descartam que o ex-homem forte do governo Lula possa ter praticado outros crimes no esquema que movimentou pelo menos 6 bilhões de reais e sangrou os cofres da Petrobras. O petista volta ao banco dos réus quase três anos depois de ter sido condenado por corrupção ativa no julgamento do mensalão e ao final deste processo pode ser condenado também por organização criminosa..
As suspeitas são de que Dirceu atuava em um dos núcleos do esquema de corrupção na Petrobras para arrecadar propina de empreiteiras por meio de contratos simulados de consultoria com a empresa dele, a JD Consultoria e Assessoria. Os indícios nas investigações apontam que o petista recebeu 11,8 milhões de reais em dinheiro sujo, tendo lavado parte dos recursos não só em contratos fictícios de consultoria, mas também na compra e reforma de imóveis para familiares e na simulação de alugueis de jatinhos. De acordo com as investigações, o esquema do ex-chefe da Casa Civil na Lava Jato movimentou cerca de 60 milhões de reais em corrupção e 64 milhões de reais em lavagem de dinheiro. Ao todo, o Ministério Público, que apresentou acusação formal contra Dirceu no início do mês, calcula que houve 129 atos de corrupção ativa e 31 atos de corrupção passiva entre 2004 e 2011, além de 684 atos de lavagem de dinheiro entre 2005 e 2014.
Enquanto José Dirceu fazia uma "vaquinha" para pagar 970.000 reais de multa imposta no julgamento do mensalão, ele amealhou 39 milhões de reais com um trabalho de consultoria que a acusação diz ser majoritariamente fruto de lavagem de dinheiro. Entre 2009 e 2014, período em que Dirceu foi julgado, condenado e em que começou a cumprir a pena do mensalão, a JD Consultoria movimentou mais de 34 milhões de reais.
"José Dirceu teria recebido, no esquema criminoso da Petrobras, pelo menos 11.884.205 reais, considerando apenas a Engevix Engenharia. Segundo a denúncia, nenhum dos repasses teria causa, sendo simulados os contratos de prestação de serviços entre Engevix, Jamp e JD Consultoria, ou no mínimo teriam sido superfaturados para embutir propinas", destaca o juiz Sergio Moro.
Outros réus - Também se tornaram réus os lobistas Fernando e Olavo Moura; o lobista Julio Camargo; o irmão de Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva; o ex-assessor Roberto "Bob" Marques; Júlio César dos Santos; o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque; o ex-gerente Pedro Barusco; os executivos da Engeviz Gerson Almada, Cristiano Kok e José Antunes Sobrinho; e os lobistas Milton Pascowitch e José Adolfo Pascowitch. O juiz rejeitou a denúncia contra a filha de Dirceu, Camila, e contra a arquiteta Daniela Facchini.
De acordo com a acusação, a montagem da organização criminosa começou em 2003, quando Renato Duque buscou apoio político do grupo de Dirceu para ser nomeado diretor de Serviços da Petrobras. Já no cargo, também segundo a peça acusatória, o então dirigente atuou em favor do cartel de empreiteiras que fraudava contratos na Petrobras, recebeu propina de operadores e repassou propina a Dirceu, Fernando Moura e Vaccari.
"A lavagem dos valores ilícitos auferidos pelos agentes criminosos em detrimento da Petrobras ocorreu em parte mediante a celebração de contratos de consultoria ideologicamente falsos com empresas controladas pelos operadores financeiros, em parte mediante transferências de altos valores em espécie entre os envolvidos, em parte mediante depósitos em contas bancárias abertas em nome de offshores no exterior e, finalmente, em parte mediante a realização de doações eleitorais ao Partido dos Trabalhadores, com participação de Vaccari, ex-tesoureiro do partido, que atuou como 'coletor' de fatia da propina direcionada a agremiação política que sustentava Duque na importante diretoria de Serviços da Petrobras", relata o MP.

Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dirceu-e-vaccari-viram-reus-na-lava-jato

Por: Gabriela Celestino                                    Nº07

Alemanha quer cortar recursos de países que se recusam a receber refugiados.

Diante da resistência de alguns países em conceder asilo, o ministro de Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, afirmou nesta terça que é necessário começar a discutir "medidas de pressão" contra nações que se negam a participar da distribuição equitativa de refugiados dentro da União Europeia (UE). "Para estes países, não acontece nada, os refugiados simplesmente passam ao largo deles", disse. Ele concordou com a proposta do presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, que se referiu à possibilidade de responder a estes países com um corte dos recursos vindos dos fundos estruturais comunitários.
Maizière lembrou que os países que rejeitam a distribuição equitativa de refugiados são exatamente os que recebem grandes quantias dos fundos estruturais de de ajuda financeira da UE. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que está "profundamente desapontada" com a falha dos ministros da União Europeia em chegar a um consenso sobre um plano de compartilhamento na relocação de 120.000 refugiados.
A maioria dos ministros do Interior da União Europeia, em encontro em Bruxelas na segunda-feira, chegou a um acordo inicial para compartilhar 120.000 pessoas que buscaram asilo, além de 40.000 distribuídas em uma base voluntária até o momento. Mas detalhes do acordo, que será formalizado em 8 de outubro, foram vagos, e diversos países ex-comunistas da parte central da Europa rejeitam as cotas obrigatórias. No total, 464.876 imigrantes cruzaram o Mediterrâneo o momento neste ano.
Hungria X Sérvia - A crise dos refugiados também está reativando antigas disputas geopolíticas entre os vizinhos Hungria e Sérvia. O ministro do Trabalho sérvio, Aleksandar Vulin advertiu nesta terça que seu país não aceitará os refugiados que a Hungria tentar devolver "à força". "Eles (os refugiados) estão no território da Hungria e esperamos que o Estado húngaro os trate como é devido", disse.
As autoridades húngaras informaram que devolveriam os solicitantes de asilo que tenham passado antes pela Sérvia. À meia-noite de hoje (19h de segunda-feira em Brasília) entrou em vigor na Hungria uma nova legislação que pune com prisão o cruzamento ilegal da fronteira. Poucas horas antes, Budapeste terminou de instalar uma cerca ao longo dos 175 quilômetros de fronteira com a Sérvia para impedir a entrada dos milhares de refugiados, a maioria vindos de países em conflito no Oriente Médio, que há semanas tentam chegar à Europa ocidental pela rota dos Balcãs, pela qual atravessam Turquia, Grécia, Macedônia e Sérvia.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/alemanha-quer-cortar-recursos-de-paises-que-se-recusam-a-receber-refugiados

Por: Gabriela Celestino                        Nº07

Paulo Maluf vira réu no Supremo por suposta falsidade ideológica

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (15) uma denúncia apresentada no ano passado contra o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) por supostamente omitir despesas durante sua campanha eleitoral em 2010.
Com a decisão, o parlamentar passa à condição de réu no tribunal por suspeita de falsidade ideológica, crime cuja condenação pode chegar a cinco anos de prisão e multa.

A denúncia sustenta que a campanha de Maluf teve despesas com serviços gráficos no valor de R$ 168,6 mil pagas pela empresa Eucatex, pertencente à sua família. As notas fiscais emitidas pela gráfica e enviadas à Justiça Eleitoral continham a anotação "campanha do Dr. Paulo", mas as despesas não foram declaradas na prestação de contas da campanha.
Para a Procuradoria Geral da República, Maluf incorreu no crime de falsidade ideológica, por omitir a informação num documento público "com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante".
Para rebater a denúncia, a defesa do deputado alegou que a prestação de contas feitas para a Justiça Eleitoral não era um documento público, mas sim particular, o que faria prescrever a acusação. Depois, disse que Maluf não assinou o documento, mas sim o tesoureiro do PP.

Por fim, argumentou que a própria empresa retificou posteriormente a informação à Justiça Eleitoral, dizendo que os serviços foram prestados para a Eucatex, não para a campanha de Maluf.

Ao analisar o caso, o relator do inquérito no STF, ministro Luiz Fux, entendeu que se tratava de documento público e que Maluf era o efetivo responsável pela prestação de contas, conforme prevê a legislação eleitoral.
Depois, registrou que as notas descreviam como produto placas e adesivos. "Há justa causa para início da ação penal. A declaração prestada pelos administradores da empresa mostram indícios de que os serviços prestados destinaram-se inequivocamente à campanha de Paulo Maluf", afirmou durante a sessão da Segunda Turma do Supremo.

Fonte: 
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/09/paulo-maluf-vira-reu-no-supremo-por-suposta-falsidade-ideologica.html (Acessado 15/09/2015)

Victor Maimone

Modelo albino faz campanha pela aceitação de todos os tipos de pele


O norte-americano Shaun Ross é conhecido por ser o primeiro modelo albino masculino. Ele já foi capa de algumas das maiores revistas de moda do mundo, como "Vogue" e "ZINK".

Vogue

Atualmente, ele tem chamado atenção por ter criado a campanha "In My Skin I Win", cujo objetivo é redefinir os padrões de beleza. A ideia surgiu depois que a mãe de uma jovem albina o procurou e pediu que ele ajudasse sua filha a aceitar a própria pele.

"A campanha foi feita para quem já se sentiu derrotado por uma construção social negativa do que a beleza supostamente deve ser", afirmou o modelo.
"A beleza é o que você faz com sua confiança dentro de seu próprio corpo que é perfeito e imperfeito. Juntos, se conseguirmos incentivar outras pessoas a amar o que elas veem quando olham para si, nós iremos vencer na nossa própria pele".
Postado por: Vini Lucca

Garota de 10 anos dá aula de feminismo no "Encontro com Fátima Bernardes"

MARCOS PIANGERS E FILHA FEMINISTA

Quem assistiu ao programa Encontro nesta terça (15) ganhou uma pequena, mas poderosa, demonstração de como o feminismo está mudando a vida de jovens mulheres.

Em um papo era sobre estereótipos de gênero, a garota Anita, filha de 10 anos do apresentador e escritor Marcos Piangers, deu um baile e foi aplaudida por todo o auditório.
Perguntada se concordava que rosa é cor de menina e azul, cor de menino, Anita foi categórica:
“Eu acho que assim: tem a fase que quando tu é pequena, tu gosta de rosa e roxo. Mas quando tu cresce, tu pensa: Pô, que porcaria! Isso é uma coisa machista! Eu não gosto de rosa." EMPODERADA!
"Esses dias ela olhando na rua, aqueles homenzinhos para atravessar no verde, ela perguntou: 'pai, por que não tem uma mulher?!'", contou Piangers.
E ela complementou: "Por que não tem trocador de bebê no banheiro dos homens também? Se tem no das mulheres..."
Assista à cena toda aqui.
Fonte: Brasil Post
Postado por: Vini Lucca

Casal gay prepara casamento no Rock in Rio: 'Chance única'

A produtora de eventos Naira Fernandes (à esquerda) e a técnica em informática Mayara Monteiro (Foto: Felipe Hamower/G1)
Mayara pediu Naira em casamento durante 
o show da Beyoncé no Rock in Rio 2013. Na época, ainda não sabiam que iriam protagonizar a primeira união gay da história do festival.Juntas há três anos, elas são um dos sete casais ganhadores da promoção "Eu vou casar no Rock in Rio" A cerimônia está marcada para acontecer na Capela da Cidade do Rock no 26 de setembro, curiosamente no dia da apresentação de Rihanna, uma espécie de "concorrente" de Beyoncé.
'Vai ficar na história'
"Geralmente aparecem na mídia mais casos de homofobia do que casos com finais felizes", opina Mayara Monteiro, que é do Rio, tem 23 anos e trabalha como técnica em informática. "É uma chance única. Dizem que vamos levar uma bandeira e que vai ficar marcado para a história do Rock in Rio."Mayara acredita que muita gente sequer sabe que a união entre homossexuais é possível por aqui. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que obriga os cartórios de todo o Brasil a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.Ela descreve como planejou tudo dois anos atrás: "Fomos ao show da Beyoncé porque a Naira é muito fã. Decorei 'Crazy in love', uma das músicas de que ela mais gosta, e armei com uns amigos que estavam lá: pedi para cada um segurar um cartaz com um trecho do refrão. Fizemos tipo a coreografia do clipe, e aconteceu o pedido".A surpresa deu tão certo, que Naira quase não se deu conta do que acontecia. "Eu estava fascinada, olhando para o palco, mas aí começaram a botar as plaquinhas no meu rosto e virei para trás", conta ela, que é produtora de eventos e tem 23 anos."Quando vi, tinha uma fileirinha de amigos lá, e a Mayrava dançando! Quem conhece sabe que dançar não combina com ela – muito menos Beyoncé... Foi um misto de engraçado com surpreendente."

Fonte: 
http://g1.globo.com/musica/rock-in-rio/2015/noticia/2015/07/casal-gay-prepara-casamento-no-rock-rio-chance-unica.html (Acessado dia 15/09/2015)
Victor Maimone

"Charlie Hebdo" recebe críticas após satirizar morte de criança síria

Hashtag #jenesuipascharlie ganhou destaque nas redes sociais em crítica às ilustrações sobre a morte do menino sírio Aylan Kurdi


Após o atentado ocorrido em janeiro deste ano, que resultou na morte de 12 pessoas, o jornal francês Charlie Hebdo volta a ser alvo de polêmica depois de levar à capa da edição desta semana ilustrações do menino sírio e muçulmano, Aylan Kurdi, encontrado morto em uma praia da Turquia. Em destaque a setença: "fracassou a chegar à Europa".
Na ilustração, a imagem que se tornou símbolo da crise migratória é destacada diante de um anúncio da rede McDonald’s, dizendo:“dois menus de criança pela preço de um”. E segue: Tão perto da meta”.
Reprodução

Postado por: Vini Lucca

Nova espécie do gênero humano é descoberta na África do Sul

Pesquisadores encontraram ossos de pelo menos 15 hominídeos.
Ela foi batizada de 'Homo naledi' e classificada dentro do gênero Homo.


Reconstrução mostra como seria o rosto do 'Homo Naledi', como foi batizada a nova espécie identificada a partir de ossos encontrados na África do Sul (Foto: Mark Thiessen/National Geographic via AP)

Um grupo de pesquisadores apresentou nesta quinta-feira (10) na África do Sul os remanescentes fósseis de um primata que podem ser de uma espécie do gênero humano desconhecida até agora.
A criatura foi encontrada na caverna conhecida como Rising Star (estrela ascendente), 50 km a nordeste de Johanesburgo, onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos. O primata foi batizado de Homo naledi. Em língua sotho, "naledi" significa estrela, e Homo é o mesmo gênero ao qual pertencem os humanos modernos.
Os fósseis foram encontrados em uma área profunda e de difícil acesso da caverna, na área arqueológica conhecida como "Berço da Humanidade", considerada patrimônio mundial pela Unesco. Por se situar num depósito sedimentar onde as camadas geológicas se misturam de maneira complexa, os cientistas ainda não conseguiram datar o primata descoberto, que poderia ter qualquer coisa entre 100 mil e 4 milhões de anos.
"Estou feliz de apresentar uma nova espécie do ancestral humano", declarou Lee Berger, pesquisador da Universidade Witwatersrand de Johannesburgo, numa entrevista coletiva em Moropeng, onde fica o "Berço da Humanidade".
Fonte: G1
Postado por: Vini Lucca

Obama receberá o presidente chinês Xi Jinping em 25 de setembro

O presidente da China, Xi Jinping, durante cerimônia em Pequim, no dia 9 de setembro (Foto: AFP Photo/Pool/Lintao Zhang)
                O presidente da China, Xi Jinping
O presidente americano, Barack Obama, receberá seu contraparte chinês, Xi Jinping, em 25 de setembro na Casa Branca, em meio às inquietações sobre o desempenho da economia do gigante asiático e às tensões pelas acusações feitas a Pequim por pirataria informática.A visita permitirá reforçar a cooperação entre os dois países e também "abordar os pontos de desacordo de maneira construtiva", segundo os termos selecionados pela Casa Branca para apresentar a reunião.O encontro ocorre em um contexto de tensões entre os dois países devido a recentes caso de pirataria digital, como o roubo de dados pessoais de milhões de funcionários federais americanos, atribuídos pela imprensa à China.Obama disse na sexta-feira que os ciberataques da China são "inaceitáveis" e informou que buscará acordar com seu colega chinês algumas normas para frear a escalada destes episódios.
A China classificou as acusações americanas de "irresponsáveis" e regularmente reprova Washington por sua hipocrisia, ao denunciar o vasto sistema de vigilância mundial realizado pelas agências de inteligência americanas.
Mas não é somente o tema de espionagem informática que complica as relações entre os dois países. Washington denunciou um plano de expansão de instalações militares por parte de Pequim no mar da China do Sul, cenário de rivalidades territoriais com seus vizinhos, muitas vezes aliados dos Estados Unidos."Com estas ações, a China está alterando de forma unilateral a situação na região e, com isso, complicando iniciativas diplomáticas que poderiam diminuir as tensões", declarou no final de agosto o Pentágono.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/obama-recebera-o-presidente-chines-xi-jinping-em-25-de-setembro.html (Acessado dia 15/09/2015)
Victor Maimone

Dólar fecha em alta, um dia após anúncio de corte e volta da CPMF

O dólar fechou em alta nesta terça-feira (15), após a divulgação das medidas do governo federal divulgadas na véspera, com investidores preocupados com a perspectiva de que partes relevantes das medidas fiscais anunciadas, como o retorno da CPMF, podem enfrentar dificuldades de aprovação no Congresso.Além disso, o mercado aguarda a reunião do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, nesta semana. A expectativa é que o Fed volte a elevar a taxa de juros dos Estados Unidos, o que pode fazer subir a cotação do dólar por aqui.                                                     Veja as cotações ao longo do dia:
                                                    Às 9h09, subia 0,648%, a R$ 3,8385
                                                    Às 9h39, subia 0,962%, a R$ 3,8505
                                                    Às 9h59, subia 1,277%, a R$ 3,8625
                                                    Às 10h30, subia 1,1%, a R$ 3,8561
                                                    Às 11h05, subia 1,09%, a R$ 3,8556
                                                    Às 12h18, subia 1,35%, a R$ 3,8653
                                                   Às 13h15, subia 1,45%, a R$ 3,8690
                                                   Às 13h33, subia 1,28%, a R$ 3,8627
                                                   
Às 14h33, subia 1,53%, a R$ 3,8723
                                                   Às 15h03, subia 1,79%, a R$ 2,8822
                                                   Às 15h50, subia 1,37%, a R$ 3,8662
                                                   Às 16h39, subia 1,11%, a R$ 3,8562
.
Na semana, a moeda acumula queda de 0,37%. No mês e no ano, há alta acumulada de 6,49% e 45,28%, respectivamente.

Fonte: 
http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/09/dolar-fecha-em-alta-um-dia-apos-anuncio-de-corte-e-volta-da-cpmf.html (Acessado dia 15/09/2015)
Victor Maimone

Em quatro dias, 23 crianças se afogam em travessias rumo

A imagem do menino sírio Alan Kurdi, de 3 anos, morto em uma praia turca, tornou-se um símbolo da atual crise de imigração, mas seu caso está longe de ser uma exceção.

Apenas nos últimos quatro dias, ao menos outras 23 crianças morreram afogadas em travessias marítimas para a Europa, enquanto suas famílias tentavam escapar de conflitos e da pobreza.

Quatro estavam em uma embarcação de madeira que afundou nesta terça-feira (15) no mar Egeu, na costa da Turquia, a apenas 2,5 km da praia onde o corpo de Alan foi encontrado há duas semanas.

Segundo o governador da Província de Mugla, Amir Cicek, 271 pessoas estavam em um barco com capacidade para até 60 ocupantes. Ao todo, 249 foram resgatadas e 22 se afogaram.

No último domingo, 15 crianças, entre elas quatro bebês, morreram depois de um barco de madeira afundar próximo à ilha de Farmakonissi, na Grécia. O naufrágio deixou outras 19 vítimas, e cem pessoas foram resgatadas.

Um dia antes, no sábado (12), quatro crianças se afogaram depois de um barco naufragar próximo à ilha grega de Samos.

O próprio Alan não era a única criança do naufrágio que tirou sua vida. Seu irmão, Ghalib, de 5 anos, e mais três crianças estavam entre as vítimas.

'Não pude fazer nada'

O iraquiano Jay foi um dos sobreviventes do naufrágio de domingo passado. Os ocupantes da embarcação que naufragou teriam pago entre 1.250 euros e 1.500 euros (entre R$ 5.400 e R$ 6.500 na cotação atual) por um lugar no barco de madeira.

Jay disse ter conseguido ajudar alguns de seus ocupantes, mas sente-se culpado por aqueles que sucumbiram às ondas.

"Vi crianças morrendo, mulheres morrendo, e não pude fazer nada", afirmou à BBC.

Segundo Jay, os traficantes de pessoas sírios que conduziam a embarcação a afundaram de propósito, a golpes de martelo, para chamar a atenção de militares da ilha grega próxima.

Em entrevista à agência Associated Press, o imigrante sírio Mohamed Sheik, de 38 anos, contou ter cruzado o mar Egeu com sua família e visto metade dos integrantes de uma família se afogar.

"Crianças estão morrendo. Todos os dias, 20 a 30 pessoas se afogam no mar", disse.

Ele pede que autoridades europeias encontrem maneiras de dar algum porto seguro aos refugiados.
Leia mais em: http://zip.net/bdr1xq



Por: Karol
Fonte; http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2015/09/15/tragedia-sem-foto-em-quatro-dias-23-criancas-se-afogam-em-travessias-rumo-a-europa.htm

Estação ferroviária de Salzburgo pode ser fechada por causa de imigrantes

Refugiados esperam chegada de trens com direção à Alemanha na estação de SalzburgoA principal estação de trens da cidade austríaca de Salzburgo pode ser forçada a fechar devido à grande quantidade de migrantes que chegam tentando viajar para a Alemanha, disseram as autoridades nesta terça-feira (15), mencionando uma situação "tensa".

A advertência foi feita dois dias depois de Berlim voltar a fazer controles nas fronteiras, impedindo a passagem de milhares procedentes de Áustria para a Alemanha, o que causa grandes transtornos em rodovias e ferrovias.

"Os maiores problemas se devem atualmente à grande quantidade de pessoas que estão sendo levados de forma privada (à estação de Salzburgo) em carros e ônibus", destacou em um comunicado o estado de Salzburgo, que compreende a cidade e seus arredores.
Leia mais em: http://zip.net/bmr08y

Por: Karol
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2015/09/15/estacao-ferroviaria-de-salzburgo-pode-ser-fechada-por-causa-de-migrantes.htm

Google lança campanha de doações para arrecadar US$ 11 mi para refugiados


O Google anunciou uma campanha de doações que visa arrecadar US$ 11 milhões para organizações humanitárias que estão ajudando milhares de refugiados que sobrecarregaram nações europeias conforme fogem de países devastados e empobrecidos por guerras.
O Google adotou uma abordagem pessoal ao anunciar a unidade de doações em seu blog. Em vez de o anúncio ter sido feito por um executivo, Rita Masoud, uma funcionária do Google que fugiu de Cabul (Afeganistão) com a família quando tinha sete anos, escreveu sobre sua experiência pessoal.
"Nossa jornada envolveu muitas viagens escuras de ônibus e trens, assim como fome, sede, frio e medo. Eu tive sorte. Mas como a crise de refugiados e imigrantes na Europa cresceu, muitas pessoas como a minha família estão desesperadas por ajuda", ela escreveu.
As doações irão para quatro organizações sem fins lucrativos que estão fornecendo ajuda para refugiados e imigrantes: Médicos Sem Fronteiras, International Rescue Committee, Save the Children e a Agência das Nações Unidas para Refugiados.
O Google disse que cobrirá os primeiros US$ 5,5 milhões em doações globalmente no site google.com/refugeerelief até arrecadar US$ 11 milhões.
Leia mais em: http://zip.net/bjr027


Por: Karol
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/tecnologia/2015/09/15/google-lanca-campanha-de-doacoes-para-arrecadar-us11-mi-para-refugiados.htm

10 profissões promissoras para 2015, segundo os recrutadores









Gerente de planejamento tributário
Leia mais
A complexa matriz tributária brasileira explica por que este profissional é muito procurado. 'A sua contratação potencializa chances de aumento da rentabilidade com estudos de viabilidade fiscal de novos projetos e estratégias para redução da carga de impostos', diz Rodrigo Miwa, sócio da Hound. O profissional tem um perfil de formação em Ciências Contábeis e direito. Pós-graduação e especialização na área são um diferencial, segundo especialistas. Multinacionais exigem inglês fluente. (Imagem: Thinkstock)

Gerente ou diretor de compliance e controles internos
Leia mais
Oito consultorias destacaram o aumento na procura por profissionais da área de compliance. A adequação aos marcos legais é uma necessidade escancarada pelos recentes escândalos de corrupção. 'Com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), as empresas passaram a prestar mais atenção em questões como ética corporativa, auditoria interna e código de conduta', diz Fábio Salomon, sócio da Salomon e Azzi. Nesse cargo, a formação em Direito é a mais comum. Cursos de Administração e Finanças, no entanto, também aparecem se a ênfase é em auditoria e controles. (Imagem: Thinkstock)
Controller
Leia mais
Cinco consultorias de recrutamento apontaram os controllers como profissionais em alta para 2015: Michael Page, Hays, Exceed, Produtive e Robert Walters. 'Com a economia retraída, a gestão financeira tem mais impacto na tomada de decisões', afirma Katia Navarrete, sócia da Exceed. Os profissionais desse cargo geralmente têm formação em Ciências Contábeis, administração ou economia. 'A base é contábil com especialização em Controladoria ou Gestão Financeira', diz Souto. Inglês fluente pode ser um pré-requisito. (Imagem: Thinkstock)
Diretor financeiro/CFOLeia mais
Para muitas empresas, o momento é de reestruturação, readequação de custos e estruturas. 'Temos visto constância de pedidos por CFOs para realizar essas mudanças e aumentar a eficiência das empresas em tempos mais difíceis, já que a visão geral é de que 2015 será um ano complexo para a economia, com inflação alta e baixo crescimento', diz Rafael Souto, da Produtive. O perfil é de formação em Sdministração, Ciências Contábeis ou Economia, normalmente com MBA na área e inglês fluente. (Imagem: Thinkstock)
CEO para novas empresas de médio porteLeia mais
O Brasil tem sido uma sede oportuna na América Latina para abertura de novas empresas, segundo Katia Navarrete, sócia Exceed. Por isso, profissionais de comando são demandados. Eles geralmente têm formação em Economia, Finanças ou Administração de Empresas. É necessário ter experiência na direção de médias empresas em segmentos específicos. (Imagem: Thinkstock)
Especialista em turnaroundLeia mais
Diante do atual cenário econômico, muitas empresas estão revendo seu posicionamento estratégico, modelo de gestão e processos. 'O líder desse tipo de mudança cuida do turnaround management', diz Bernardo Cavour, sócio da FLOW Executive Finders. É um executivo com visão estratégica, perfil de liderança e capacidade de executar projetos. 'É alguém com capacidade de empreender dentro da organização', afirma Cavour. (Imagem: Thinkstock)
Advogado trabalhistaLeia mais
'As previsões para 2015 trazem desempenho abaixo do esperado para a indústria, o que se reflete no aumento do número de demissões', diz Fábio Salomon, sócio da Salomon e Azzi. O profissional normalmente tem formação em Direito com educação continuada na área trabalhista na forma de especialização, mestrado ou doutorado. Aperfeiçoamento em relações sindicais é um diferencial. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Advogado especializado em recuperação judicial e de créditoLeia mais
O momento delicado da economia coloca muitas empresas à beira de um colapso financeiro. Por isso, advogados da área já estão sendo mais procurados. A tendência que deve se manter em 2015, segundo Paulo Moraes, da Talenses. Profissionais desse cargo geralmente possuem formação em Direito com amplo conhecimento da lei de recuperação judicial. Experiência prévia em processo civil com foco em contencioso bancário é um requisito, segundo Moraes. (Imagem: Thinkstock)
Executivo de governança corporativaLeia mais
'Cada vez mais empresas entendem que ter uma gestão transparente e responsável as favorece no mercado', diz Celia Spangher, diretora de gestão do talento da Maxim Consultores. O perfil é de formação em Administração, Engenharia, Economia ou Direito. É esperado que tenha especializações e cursos específicos em governança. 'Há preferência por profissionais que têm vínculo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)', diz Celia. (Imagem: Thinkstock)
Analista, especialista ou gestor de recursos humanosLeia mais
A retração da economia e a pouca expectativa de aumento na remuneração dos executivos trazem desafios importantes para os departamentos de recursos humanos. O mais comum é que esse profissional tenha formação em Recursos Humanos, Psicologia, Administração de Empresas, Engenharia ou Economia. Experiência prévia é essencial para gestores. (Imagem: Thinkstock)

Por: Karol 
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/fotos/10-profissoes-promissoras-2015-recrutadores-888201.shtml#10 




7 dicas para quem deseja investir em um negócio gourmet

A tendência da alimentação gourmet faz com que muitos empreendedores pensem em ter um negócio no ramo. Mas, se você entrar nessa onda sem ter como provar que faz o que promete, dizer ser gourmet pode ser ruim para a imagem da sua empresa.

É o que diz o professor Mário Oliveira, coordenador do MBA em Negócios da Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi. O gourmet, afirma, deve muito ao contexto de desenvolvimento econômico após a Segunda Guerra Mundial. "A alavanca é econômica. Chegar nesse desenvolvimento gastronômico foi uma consequência do aumento da renda, que fez com que as pessoas consumissem outras coisas e buscassem maior qualificação. E aí alguém inventa uma palavra: gourmet".

Hoje, Oliveira considera que o uso do termo é complexo, porque está associado ao fenômeno da "gourmetização": a apropriação do significado original, que se referia a especialistas em gastronomia, para ser usado de forma mais ampla. "Essa coisa da gourmetização se tornou uma faca de dois gumes. Falar que algo é gourmet, hoje, gera uma dúvida: será que é mesmo?". Quem não consegue provar acaba perdendo credibilidade, o que afeta todo o segmento.

Para quem está disposto a ter um empreendimento gourmet, entrevistamos as empreendedoras por trás dos negócios All Light Gourmet, DOOG e Maria Brigadeiro. Todas oferecem pratos ou hábitos alimentares conhecidos e aplicaram preparo, técnica e apresentação usados na alta gastronomia. Veja sete dicas para quem pensa em investir no ramo:

1. Faça algo pelo qual você tenha paixão

Juliana Motter, da Maria Brigadeiro, cozinha o doce desde que tinha seis anos de idade. "Faça algo que você domina e de que você gosta muito. Assim, você tem referências e parâmetros, além de uma emoção verdadeira, o que é bem relevante para o sucesso do negócio", afirma.

2. Pesquise antes de abrir o negócio

Antes de ter um negócio gourmet, você deve fazer uma pesquisa de mercado e verificar possíveis demandas. Segundo Cacau, o All Light Gourmet surgiu de uma necessidade pessoal. "Sempre tive dificuldades de comer bem de um jeito prático dentro da agência de publicidade onde trabalhava, e surgiu essa ideia da Light. Acho que você tem que fazer muito estudo da concorrência, para abrir algo que tenha um diferencial e se sobressair".

"Precisa fazer muita pesquisa para que você possa entregar um produto com qualidade e ao mesmo tempo acessível em preço", diz Tati Aulicino, do DOOG. "A gente pesquisou, viajou para vários lugares, como os Estados Unidos, onde o hot dog era muito consumido. Percebemos que esse hot dog não tinha tratamento gourmet em lugar nenhum", explica.

3. Use ingredientes fora do comum

Mesmo que o item do seu cardápio pareça comum, é preciso escolher os melhores ingredientes. "A gente buscou produtos que são usados em cozinhas de alta gastronomia, como a trufa, um produto caro que, associado ao hot dog, dá um sabor inesquecível", conta Tati. No DOOG, um dos destaques é o cachorro-quente com maionese trufada.

Na All Light, os pratos são preparados pela chef e sócia Caro Gall. "Tem gente que come com a gente há um ano, porque todo dia tem um prato diferente e as pessoas não enjoam". Um exemplo é a salada de folhas com camarão, tartar de morango e crocante de amêndoas.

Já no Maria Brigadeiro, Juliana diz que usa ingredientes como favo de baunilha pura e chocolates refinados. "Era uma questão de honra. Eu sabia que o brigadeiro tinha um potencial: toda melhora de qualidade nos ingredientes aparecia no sabor final".

4. Foque no que você faz de melhor

Para Tati, menos é mais. "Uma das nossas premissas é manter algo saboroso, mas simples. Tem o melhor pão, a melhor salsicha, o melhor molho, em cima de um produto tido como comum".

Juliana conta que "uma série de coisas eu entendi que não conseguiria fazer porque elas comprometeriam minha qualidade. Procuro focar no que eu tenho que fazer. A gente acaba fidelizando o cliente, ele sente que a gente tem a intenção de fazer algo bem feito".

A All Light Gourmet possui pratos congelados vendidos em supermercados, mas diz que o foco é no serviço de marmitas. "Nós não temos pretensão de virar uma indústria, isso para não perder o sabor e qualidade. Os pratos têm o sabor de uma comida recém-preparada", diz Cacau.

5. Treine bem seus funcionários

No DOOG, Tati conta que investe no serviço e no atendimento. "Precisam ser muito bons. É necessário treinar as pessoas para que elas saibam o que estão vendendo. Por exemplo, temos que explicar o que é uma trufa".

Todos os funcionários da Maria Brigadeiro, que possui apenas um ateliê, foram treinados pela dona. Na época, não havia profissionais especializados apenas em brigadeiro. A equipe foi treinada para dividir funções, como enrolar a massa, confeitar e abrir forminhas. "É uma prática constante para todos os brigadeiros saírem do mesmo jeito", conta Juliana.

6. Invista em identidade visual

Mesmo que a principal característica da alimentação gourmet seja a qualidade dos ingredientes, investir no visual é necessário.

Na All Light Gourmet, toda marmita é embalada de um jeito especial. "Nossas embalagens são coloridas e fogem do que a gente já viu de comida light-diet. As pessoas se sentiam constrangidas de abrir uma marmitinha light no escritório, e agora, com as embalagens, as pessoas sentem um prazer", conta Cacau.

A Maria Brigadeiro também apostou em embalagens inovadoras. Um exemplo é a TPM Alívio, caixa que imita um remédio para combater a TPM com "bom humor e altas doses de chocolate".

7. Promova uma nova experiência

Juliana, da Maria Brigadeiro, fala em oferecer uma nova experiência para o cliente. "Quando a gente fala de gourmet, é algo necessariamente artesanal, que te surpreende de alguma forma. Tem que ser diferente do que você come na sua casa", afirma.

Já Tati destaca a ideia de praticidade e democratização. "Queremos que o hot dog continue sendo um produto democrático, mas que as pessoas possam ter acesso também a um produto de excelente qualidade. Qualquer produto de alimentação, por mais gourmet que seja, precisa ter no fundo a ideia do conforto".

Por: Lucas Rangel
Empreendedorismo - Prof. Ana Paula
Fonte : http://exame2.com.br/mobile/pme/noticias/7-dicas-para-quem-deseja-investir-em-um-negocio-gourmet