Gerente de planejamento tributário
Leia mais
A complexa matriz tributária brasileira explica por que este profissional é muito procurado. 'A sua contratação potencializa chances de aumento da rentabilidade com estudos de viabilidade fiscal de novos projetos e estratégias para redução da carga de impostos', diz Rodrigo Miwa, sócio da Hound. O profissional tem um perfil de formação em Ciências Contábeis e direito. Pós-graduação e especialização na área são um diferencial, segundo especialistas. Multinacionais exigem inglês fluente. (Imagem: Thinkstock)
Gerente ou diretor de compliance e controles internos
Leia mais
Oito consultorias destacaram o aumento na procura por profissionais da área de compliance. A adequação aos marcos legais é uma necessidade escancarada pelos recentes escândalos de corrupção. 'Com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), as empresas passaram a prestar mais atenção em questões como ética corporativa, auditoria interna e código de conduta', diz Fábio Salomon, sócio da Salomon e Azzi. Nesse cargo, a formação em Direito é a mais comum. Cursos de Administração e Finanças, no entanto, também aparecem se a ênfase é em auditoria e controles. (Imagem: Thinkstock)
Controller
Leia mais
Cinco consultorias de recrutamento apontaram os controllers como profissionais em alta para 2015: Michael Page, Hays, Exceed, Produtive e Robert Walters. 'Com a economia retraída, a gestão financeira tem mais impacto na tomada de decisões', afirma Katia Navarrete, sócia da Exceed. Os profissionais desse cargo geralmente têm formação em Ciências Contábeis, administração ou economia. 'A base é contábil com especialização em Controladoria ou Gestão Financeira', diz Souto. Inglês fluente pode ser um pré-requisito. (Imagem: Thinkstock)
Para muitas empresas, o momento é de reestruturação, readequação de custos e estruturas. 'Temos visto constância de pedidos por CFOs para realizar essas mudanças e aumentar a eficiência das empresas em tempos mais difíceis, já que a visão geral é de que 2015 será um ano complexo para a economia, com inflação alta e baixo crescimento', diz Rafael Souto, da Produtive. O perfil é de formação em Sdministração, Ciências Contábeis ou Economia, normalmente com MBA na área e inglês fluente. (Imagem: Thinkstock)
CEO para novas empresas de médio porte
Leia mais
O Brasil tem sido uma sede oportuna na América Latina para abertura de novas empresas, segundo Katia Navarrete, sócia Exceed. Por isso, profissionais de comando são demandados. Eles geralmente têm formação em Economia, Finanças ou Administração de Empresas. É necessário ter experiência na direção de médias empresas em segmentos específicos. (Imagem: Thinkstock)
Diante do atual cenário econômico, muitas empresas estão revendo seu posicionamento estratégico, modelo de gestão e processos. 'O líder desse tipo de mudança cuida do turnaround management', diz Bernardo Cavour, sócio da FLOW Executive Finders. É um executivo com visão estratégica, perfil de liderança e capacidade de executar projetos. 'É alguém com capacidade de empreender dentro da organização', afirma Cavour. (Imagem: Thinkstock)
'As previsões para 2015 trazem desempenho abaixo do esperado para a indústria, o que se reflete no aumento do número de demissões', diz Fábio Salomon, sócio da Salomon e Azzi. O profissional normalmente tem formação em Direito com educação continuada na área trabalhista na forma de especialização, mestrado ou doutorado. Aperfeiçoamento em relações sindicais é um diferencial. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Advogado especializado em recuperação judicial e de crédito
Leia mais
O momento delicado da economia coloca muitas empresas à beira de um colapso financeiro. Por isso, advogados da área já estão sendo mais procurados. A tendência que deve se manter em 2015, segundo Paulo Moraes, da Talenses. Profissionais desse cargo geralmente possuem formação em Direito com amplo conhecimento da lei de recuperação judicial. Experiência prévia em processo civil com foco em contencioso bancário é um requisito, segundo Moraes. (Imagem: Thinkstock)
'Cada vez mais empresas entendem que ter uma gestão transparente e responsável as favorece no mercado', diz Celia Spangher, diretora de gestão do talento da Maxim Consultores. O perfil é de formação em Administração, Engenharia, Economia ou Direito. É esperado que tenha especializações e cursos específicos em governança. 'Há preferência por profissionais que têm vínculo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)', diz Celia. (Imagem: Thinkstock)
Analista, especialista ou gestor de recursos humanos
Leia mais
A retração da economia e a pouca expectativa de aumento na remuneração dos executivos trazem desafios importantes para os departamentos de recursos humanos. O mais comum é que esse profissional tenha formação em Recursos Humanos, Psicologia, Administração de Empresas, Engenharia ou Economia. Experiência prévia é essencial para gestores. (Imagem: Thinkstock)
Por: Karol
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/fotos/10-profissoes-promissoras-2015-recrutadores-888201.shtml#10