segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Crise Mundial

Scripf – Crise Mundial

Ancoras: Gabriela C., Karoline V., Bianca N.
Texto de: Larissa G.

Gabriela: Bom dia, começa agora com nosso Jornal da Crise Mundial. No jornal de hoje falaremos a crise no capital de  países capitalistas.
O American way of life é o estilo de vida americano, que valoriza o consumo e do lazer, como símbolo de sucesso.  Politicamente o american way of life defende a superioridade da democracia.
Para enfrentar a crise de super produção os Estados Unidos resolveram emprestar capitais excedentes para outras nações, esperando que elas comprassem produtos norte americanos e aquecendo o mercado. Outra parte do capital excedente foi investida nos Estados Unidos como crédito ao consumo para estimular o mercado interno a comprar as mercadorias encalhadas.

Karoline: Agora que ficou claro que a economia norte americana foi de mal a pior os acionistas passaram a vender suas ações considerando que seria mais vantajoso ter dinheiro a ter investimento .  O colapso total aconteceu no dia 24 de outubro de 1929 conhecido como Quinta Feira Negra. Esse período entrou na história como Grande Depressão

Gabriela: Milhares de acionistas perderam da noite para o dia grandes quantidades de dinheiro, a queda na bolsa de valores de Nova York conhecida como Crack da Bolsa piorou drasticamente os efeitos da recessão já existentes, causando grande inflação causando fechamento de inúmeras empresas comercias e industriais elevando ainda mais as taxas de desemprego, e fazendeiros faliram no campo.

Bianca:  Em três anos mais de 80 mil empresas faliram, muitos agricultores perderam suas terras e o numero de desempregados chegou a 15 milhoes. A população norte americano acostumada a um alto padrão de consumo foi assolada por condições de extrema pobreza.
Produtos não perecíveis caíram em cerca de 25% e de produtos agropecuários caiu em cerca de 50%.
Todos os países capitalistas tiveram quebra na sua economia menos a União Soviética que era socialista.

Comercial da Kodak


Bianca: Por causa da grande depressão muitas famílias ficaram desempregadas, sem dinheiro e passando fome.
Por causa desse fator mães vendiam seus filhos, em troca de dinheiro pra não passar fome.
Mercadores compravam crianças com intuito de trabalho escravo ou mão de obra barata.

Gabriela: Com o estouro da crise o então presidente americano Herbert Hoover fez como todo bom político, adotou uma atitude passiva e esperou que a economia encontrasse seu equilíbrio sozinha, porém muito tempo depois a economia não diminuiu e os trabalhadores e desempregados passaram a exigir reformas. Em 1933 foi eleito presidente democrata Franklin Delano Roosevelt
Roosevelt formou uma equipe de assessores influenciados pelas ideias do economista John Keynes onde sua teoria chamava atenção para a necessidade de regulamentação estatal da economia capitalista em momentos de crise.

Karoline: A equipe do presidente elaborou um plano de medida de intervenção econômica que foi chamado de New Deal ou  Novo Acordo, que tinha como objetivo a realização de investimentos públicos como forma de dinamizar a economia norte americana. Os novos acordos contavam com: empréstimos a bancos e fazendeiros, sistema de fiscalização das atividades das instituições financeiras e diversas medidas de contenção de desemprego.

Bianca: Em 1933, o governo lançou um grande programa de realização de obras publicas com o objetivo de absorver os níveis de desemprego e melhorar as condições de vida da população.
Até 1944 os programas criados pelo Estados Unidos deram uma boa redução do desemprego sendo que apenas 15% da população continuou sem emprego. Essas taxas de desemprego caíram após a entrada do país na Segunda Guerra Mundial .

Karoline: Ao longo desse período a maior parte da matéria prima era utilizada pela indústria bélica nacional. A entrada do país na guerra acabou com os efeitos negativos da grande depressão e a produção industrial teve um grande salto no crescimento, e as taxas de desemprego caíram.

Gabriela: Acaba aqui nosso jornal da Crise mundial. Bom dia!!



Perguntas

1)   O que é American way of life?
R: É o estilo de vida americano, que valoriza o consumo e do lazer, como símbolo de sucesso e que defende a superioridade da democracia.

2)   O que foi a quinta feira negra?
R: Foi o dia em que houve um colapso na Bolsa de Valores de Nova York, onde ela veio a falir e fazendo com que todos os acionistas perderam seus investimentos do dia para a noite

3)   Qual foi a atitude de Herbert Hoover para acabar com a crise e como a crise de fato conseguiu ser erradicada?
R: Hoover adotou uma atitude passiva e esperou que a economia encontrasse seu equilíbrio sozinha. Hoosevelt formou uma equipe e adotou um a teoria que chamava atenção para a necessidade de regulamentação estatal da economia capitalista em momentos de crise.

4)   O que foi o “New Deal”?
R:  O New Deal tinha o objetivo de realizar investimentos públicos como forma de dinamizar a economia norte americana.

5)   O que aconteceu com os Estados Unidos quando ele entrou na Segunda Guerra Mundial?

R: As taxas de desemprego caíram para quase zero pois todas as matérias primas do país foram usadas pelas industrias bélicas e a produção de artigos para a guerra teve que ser intensificado, contratando assim mais pessoas para a produção delas.


Por: Larissa Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário