segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Perguntas Unidade 6 - A Segunda Guerra Mundial
Você sabia? Vírus do ebola chegou à Europa em garrafa térmica em 1976
Crise Mundial
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
O Nazismo na Alemanha
Em 1917, a Rússia, comandada pelo socialista Lênin, derrubou o governo do Czar Nicolau II e instaurou uma nova forma de governo democrático: o comunismo. Os países que baseavam suas economias no capitalismo e na exploração do trabalhador se viram ameaçados. Uma onda de movimentos antidemocráticos surgiu no cenário mundial, com o intuito de conter o crescimento do comunismo. Na Itália predominava o fascismo; em Portugal, o salazarismo; na Espanha, o franquismo; e na Alemanha, onazismo. A palavra nazismo vem de Nazi, que é a abreviação de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que de socialista não tinha nada. Seu líder chamava-se Adolf Hitler e o partido adotou como símbolo a “suástica”, uma cruz encontrada em diversas tribos.
Hitler nasceu em 20 de abril de 1889. Em 1923, Hitler, indignado com as péssimas condições que os alemães enfrentavam, oriundas da derrota na guerra, tentou um golpe de Estado em uma cervejaria, na Alemanha. Sem sucesso, foi preso. Na prisão, escreveu um livro que se tornaria a cartilha para o nazismo: “Mein Kampf” (Minha luta). Nesse livro, Hitler defendia a hegemonia da raça ariana, alegando que a Alemanha só se reergueria quando os povos se unissem “num só povo, num só império, num só líder”. Outras etnias, como judeus e negros, deveriam ser executadas. Hitler não gostava de judeus, pois afirmava que a Primeira Guerra só fora desastrosa por conta da traição dos judeus marxistas. Além do ódio contra outras etnias, Hitler também defendia o extermínio de testemunhas de Jeová e homossexuais. E comunistas, é claro. Para executar suas ordens, foram criadas as Seções de Assalto (S.A), as Seções de Segurança (S.S.) e a Gestapo (polícia secreta).
Os alemães viam em Hitler uma salvação para a crise que o país enfrentava. Rapidamente o partido cresceu. Agricultores, jovens, soldados, em todas as classes, tornaram-se adeptos do novo partido. Com a crescente do partido, o presidente alemão Hindenburg, amedrontado, ofereceu o cargo de chanceler a Hitler, que instaurou uma política de repreensão contra seus opositores: os líderes comunistas foram presos em campos de concentração e, posteriormente, executados. Em agosto de 1934, o presidente Hindenburg morreu e Hitler assumiu o cargo máximo, sem abrir mão do seu cargo antigo. Criou o Terceiro Reich (império) e se proclamou Führer (líder, em alemão). Sua primeira medida como ditador foi a execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, negros e outros nos campos de concentração. Esse episódio ficou conhecido como “Holocausto”.
Uma figura fundamental na difusão do nazismo foi Joseph Goebbels. Hábil orador, cineasta e agitador, Goebbels foi nomeado ministro da propaganda nazista. Além de censurar os veículos de imprensa, Goebbels fazia filmes que alienavam a população, com promessas de um mundo melhor, com a supremacia ariana. Controlava o rádio, a televisão e os jornais, divulgando seus filmes e discursos panfletários em prol do nazismo.
Em 1939, teve início a Segunda Grande Guerra. Hitler, colérico, enviou toda a tropa alemã. Depois de inúmeras derrotas, o exército alemão tentou a última cartada: em junho de 1941 invadiu a União Soviética. Apesar das vitórias iniciais, Hitler não contava com o rigoroso inverno e suas tropas foram surpreendidas, ficando cercadas por tropas russas. Sem comida, sem água e enfrentando um frio congelante, o exército alemão foi derrotado. Hitler, cercado pelo exército vermelho, em seu bunker (esconderijo militar), suicidou-se com um tiro na cabeça.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Dilma 13
Dilma é candidata à reeleição ao cargo de Presidente da República pelo PT.
Nascida na capital mineira de Belo Horizonte em 1947, Dilma Vana Rousseff é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ainda jovem começou a interessar-se pelos ideais socialistas e cedo começou a participar em grupos militantes contra a ditadura militar no Brasil.
Dilma esteve detida durante quase três anos entre 1970 e 1972, pelo envolvimento no Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. Filiou-se pela primeira vez a um partido político no final da década de 1970, passando a militar pelo PDT. Em 1986 foi nomeada Secretária da Fazenda de Porto Alegre, durante o governo de Alceu Collares.
Quatro anos depois assumiu a presidência da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e em 1993, foi nomeada pelo então Governador do Estado, Alceu Collares, Secretária de Energia, Minas e Comunicação. Filiou-se ao PT em 2000 e antes de chegar a Presidência da República ainda ocupou o cardo de Ministra-Chefe da Casa Civil entre os anos de 2005 até 2010, quando entrou como candidata à Presidência da República, terminando eleita com quase 56 milhões de votos.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Feriado do dia 20 de novembro.
Por isso anote a data do feriado Consciência Negra para que você possa ter uma ideia do dia que vai ser, e assim você possa já ir planejando alguma coisa diferente para fazer. Porém vamos analisar se a data nos permite isso, pois como falamos anteriormente, quando a data cai em um final de semana acaba não sendo muito bom para viajar:
• Feriado Consciência Negra 2014: Dia 20 de Novembro – Quinta-Feira
Já é um dia interessante, por que se você ganhar folga na sexta então dá para até viajar. Então veja direitinho na empresa que você trabalha nessa data para poder programar algo diferente para estar fazendo. A origem da data surgiu a uns anos atrás, e a escolha da data é por que foi quando o Zumbi dos Palmares morreu. Para quem não sabe esse homem ajudou muitos negros que sofriam nas mãos dos brancos. Na época ele participou da historia do Brasil, e por isso que até hoje temos essa data para lembra-lo.
Uma data especial e que faz parte do nosso país, por isso que o Feriado Consciência Negra 2014também é mostrada nas escolas e demais lugares, pois temos que representar bastante esse ponto histórico do Brasil que deixou historia também. Mas agora que você já sabe em que dia é o feriado programa-se para o mesmo, a data está ótima e se você conseguir uma folga para o outro dia fica ainda melhor.
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
A Era Vitoriana
A construção de uma República no Brasil
Postado por: Letícia Leon
sábado, 6 de setembro de 2014
Ciência e Cultura no Século XIX
Grupo :
Bianca Novelli n° 03
Gabriela Celestino n° 06
Karoline Vieira n° 08
Larissa Gomes n°09
Matheus Miranda n° 20
2° Ano do Ensino Médio
História - Projeto de: Prof. Ana Paula
Colégio Ômega
Por: Larissa Gomes
Contra o Racismo
domingo, 31 de agosto de 2014
Aécio diz que vê 'contradições' nas atuais propostas de Marina Silva
Ele também mencionou propostas mais recentes, como a transformação do Bolsa Família em programa de estado e a valorização da meritocracia no setor público, que segundo ele, ainda enfrentam contrariedades dos adversários.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2014/noticia/2014/08/aecio-diz-que-ve-contradicoes-nas-propostas-de-marina-silva.html (Acessado 31/08/2014 as 23:18)
Por: Victor Maimone
sábado, 30 de agosto de 2014
Mais uma reforma ortográfica: problemas ou soluções?
- Não vamos mais escrever o “h” no início das palavras, porque ele não é pronunciado. Ex.: omem, oje, ora, istoria etc.
- Também não vamos escrever o “u” quando ele não é pronunciado. Ex.: qeijo, qero, aqilo etc.
- Somente a letra “x” poderia representar o som de “X”. Ex.: xance, maxo, caxo etc.
- O som de “s” seria representado apenas pela letra “S”. Ex.: esesão, eseso, pásaro.
- Somente a letra “z” seria usada para representar o som de “Z”. Ex.: caza, ezersísio, análize, ezuberante, ezemplo etc.
Breve resumo da Revolução Industrial!
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Dia do Soldado
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
Vivendo ao Extremo
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
"Desastre na cidade de Santos"
Uma manobra equivocada, em alta velocidade, pode ter feito o avião que levava o presidenciável Eduardo Campos (PSB) mergulhar em direção ao solo, matando o candidato e outras seis pessoas. A hipótese é analisada por especialistas da Aeronáutica como uma das mais prováveis para elucidar a queda, ocorrida em Santos (SP) no dia 13 de agosto.
sábado, 16 de agosto de 2014
Ilusão de Ótica
Postado por : Thayná Xavier
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Folclore
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
8° Feira de Profissões da USP
- ARQUITETURA, URBANISMO, DESIGNER DE INTERIORES;
- MARINHA, ENGENHARIA, MECÂNICA e ELETRÔNICA;
- MEDICINA, ENFERMAGEM e FISIOTERAPIA;
- GEOLOGIA, METEOROLOGIA e FÍSICA ESPACIAL
alem de outras profissões importantes para nossa sociedade, como Administração, Direito, Gestão, Educação Física e Esportes, Artes, Petróleo e Gás, Moda, Estatísticas, Letras, Interprete, Física, Engenharia, Perícia e outras.
Por: Larissa Gomes